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Mark I – O Primeiro Tanque de Guerra da História

A Primeira Guerra Mundial, foi um dos eventos mais disruptivos  da história da humanidade, isso porque rompeu com a estrutura civilizacional anterior a ela de forma sem precedentes e redesenhou o mapa mundial, trazendo uma nova distribuição de forças na balança de poder das Nações. Igualmente, foi uma catástrofe do ponto de vista humano, já que resultou em milhões de mortos e feridos.

Pode-se atribuir diversas razões para a carnificina que foi a Primeira Guerra Mundial, dentre as quais se pode destacar o enorme avanço tecnológico da indústria bélica. Assim como em todas as grandes guerras, diversas tecnologias são desenvolvidas com o intuído de subjugar o oponente. Durante a Grande Guerra, muitos avanços nesta área foram aplicados no campo de batalha, dentre os quais, o surgimento dos blindados, também chamados de Tanque de Guerra.

Em 15 de setembro de 1916, durante a sangrenta Batalha de Somme, um gigante de aço nunca antes visto em um campo de combate estremeceu a terra, o Tanque de Guerra Mark I.

É impossível imaginarmos o sentimento de um soldado alemão no campo de batalha de Somme no dia 15 de setembro de 1916, ao ver gigantes de aço blindados avançando em sua direção, porém o relato de um correspondente de guerra nos da uma pequena ideia:

“Sobre as crateras vinham dois gigantes. Os monstros aproximavam-se hesitantes e vacilantes, mas chegavam cada vez mais perto. Para eles, que pareciam movidos por forças sobrenaturais, não havia obstáculos. Os disparos das nossas metralhadoras e das nossas armas de mão ricocheteavam neles. Assim, eles conseguiram liquidar, sem esforço, os granadeiros das trincheiras avançadas”.

Neste dia, dois tanques Mark I conseguiram transpor as trincheiras alemãs, o que mudaria a história militar para sempre.

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O projeto do Tanque de Guerra – Mark I

Antes da entrada do Mark I no teatro de operações da Grande Guerra, já se usava carros comuns com blindagem, veículos que durante a Primeira Guerra Mundial tinham o infame apelido de atolantes, já que não conseguiam transpor o atoleiro característico da chamada Guerra de Trincheiras no front ocidental.

O Mark I também não foi o primeiro protótipo, antes dele, o então lorde do Almirantado Britânico, Winston Churchill, que posteriormente veio a se tornar o primeiro-ministro da Inglaterra, autorizou um projeto intitulado Landships Committe, cujo o objetivo era desenvolver um carro de combate do zero, especialmente pensado para o campo de batalha, ao invés de adaptar carros comuns.

O primeiro protótipo foi chamado de Little Willie e foi testado em setembro de 1915, um ano antes do Mark I entrar em combate na Batalha de Somme.

Para o projeto do Little Willie, foi acatada a sugestão de dois coronéis Ernest Swinton e Maurice Hankey que convenceram o Landships Committe a produzir um blindado baseado em um trator agrícola movido a lagartas. Foi a partir do desenvolvimento do Little Willie que se chegou ao Mark I, uma máquina de combate muito mais eficiente.

Little Willie
Imagem do Little Willie, protótipo que deu origem ao Mark I no The Tank Museum em Bovington, Dorset, Inglaterra

Características do Tanque de Guerra Mark I

O gigante de aço inglês possuía 10,75m de comprimento, 4,12m de largura e 2,41m de altura. Sua blindagem era de 6 mm a 12 mm e pesava cerca de 28,4 toneladas, movidas por um  motor a gasolina Foster-Daimler de 105 hp, que atingia uma velocidade de 6,4 Km/h e tinha uma autonomia de 37 km.

O blindado tinha duas versões, chamada de “Male” (macho em inglês) e “Female” (fêmea em inglês) sendo que o macho vinha equipado com dois canhões de 57 mm como armamento principal e três metralhadoras 7,7 mm como armamento secundário. Já a versão fêmea, não era equipada com os canhões. No campo de batalha, o modelo fêmea vinha logo atrás do modelo macho, para dar apoio a infantaria.

A tripulação era composta de 8 homens que ficavam no interior do veículo em condições sub-humanas, já que o veículo era quente, barulhento e cheio de fumaça.

Raio x do tanque Mark I
Raio x do tanque Mark I

Evolução da família de blindados Mark

O Mark I, foi o primeiro modelo da família de carros de combate – Mark. Após surgiram os modelos Mark II, Mark III, Mark IV e Mark V.

Ao longo da Primeira Guerra Mundial, foram fabricados cerca de dois mil blindados da família Mark.

Fernando Rocha

Fernando Rocha, formado em Direito pela PUC/RS e apaixonado por história, é o autor e criador deste site dedicado a explorar e compartilhar os fascinantes acontecimentos do passado. Ele se dedica a pesquisar e escrever sobre uma ampla gama de tópicos históricos, desde eventos políticos e culturais até figuras influentes que moldaram o curso da humanidade."

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